domingo, 20 de setembro de 2009

Discurso do Eng. António Robalo na Apresentação Pública dos Candidatos PSD Sabugal às Autárquicas 2009

Discurso Apresentação pública dos Candidatos

Dirijo-me,

1 – Ao Vice Presidente da Comissão Politica e Distrital do PSD, Prof. Pina Prata, que é candidato a Deputado da Nação nas listas do PSD pelo Circulo Eleitoral da Guarda e ao qual desejo um grande resultado nas eleições do dia 27 de Setembro; para si e para a Dra. Manuela Ferreira Leite. Quero que saiba que os Sabugalenses estão consigo e contarão consigo para nos ajudar a inverter este ciclo de depressão que as nossas terras têm sofrido ao longo destes anos apesar dos esforços de todos os que resistem e no dia a dia com o seu trabalho lutam para manter a chama viva.

2- Ao nosso mandatário concelhio das listas de candidatos, ilustre Dr. Luís Eduardo Canaveira Manso, que desde a primeira hora respondeu afirmativamente ao nosso pedido, pela total disponibilidade para ajudar a montar esta estrutura e pela confiança depositada em nós, mostrando mais uma vez, se dúvidas houvesse o seu bairrismo raiano. Acredite que lhe estamos muito gratos pela manifesta prova de amizade e de serviço ao Sabugal. Queremos contar sempre consigo;

3- Ao meu caro amigo e companheiro de trabalhos nos últimos 12 anos, Manuel Rito, quero agradecer o facto de ter aceite o convite para liderar a equipa de candidatos à Assembleia Municipal. Vamos continuar a trabalhar e contarei sempre com o teu apoio!

4- Saúdo todos os candidatos do PSD às Assembleias de Freguesia, todos os candidatos em listas Independentes que estão inequivocamente no mesmo barco, este barco enorme que é o Projecto de Concelho que queremos. Saúdo também os actuais Presidentes de Junta eleitos em Plenário quiseram associar-se a esta festa!

5 – Saúdo todos aqueles que por várias razões não se recandidatam a novos mandatos autárquicos, em especial actuais Presidentes de Junta, alguns aqui presentes. Quero agradecer-vos toda a colaboração e entreajuda ao longo destes anos. Espero contar sempre convosco. Contem sempre comigo!

6 – Olhando agora para vós caros amigos e companheiros, Sabugalenses de todos cantos e encantos do nosso Concelho agradeço do fundo do coração a presença de todos, todos os que enchem este auditório e todos aqueles que estão lá fora. Vocês e as nossas aldeias, vilas e cidade, são a razão de tudo isto! Quero que cada um se sinta como fazendo parte da minha equipa! Cada um de vós será mais um elemento desta nossa equipa de trabalho!

7- Caros Amigos e companheiros, sei que me vão desculpar, vão com certeza entender este momento, mas quero deixar uma nota muito especial à minha família aqui presente (meus pais, esposa,filhos, sobrinhos, etc.) e aos ausentes na emigração, aos meus conterrâneos da Ruvina, onde nasci e resido, a todos os meus colaboradores no Colégio do Soito, e a todo os funcionários da Câmara Municipal dos quais sempre senti o carinho e apreço que retribuo. Desculpai alguma falta
de atenção a que vos tenho votado nos últimos tempos, mas eu sei que vocês como grandes amigos que são compreendem!

8- Aceitei encabeçar a lista para a Câmara Municipal do Sabugal nas próximas eleições autárquicas e fi-lo porque não poderia deixar de responder aos apelos de inúmeros militantes, amigos e simpatizantes do PSD e de outros partidos e porque continuo com uma forte motivação e com ideias e projectos para o Sabugal.


Estou firmemente convencido de que sempre dei o melhor que tinha, que pude e que soube e que tratei toda a gente com educação numa postura de diálogo franco e soube ouvir e responder aos anseios das pessoas que são a razão de ser das autarquias locais.

Acredito na razão das causas e nos objectivos que me proponho defender e implementar e, acredito também nas mulheres e nos homens que vivem e trabalham no nosso concelho e que ajudarão a que o Sabugal seja, cada vez mais, um concelho próspero e dinâmico.

Candidato-me por convicção e por amor ao meu Concelho e por querer que o Sabugal se continue a afirmar a nível Regional, gozando de estatuto e afirmando-se pelas suas gentes, pela sua riqueza patrimonial, pela sua identidade, enfim pela sua grandeza.

O desafio é enorme, sobretudo nesta época de tempos difíceis como a que o mundo atravessa e, por isso, estou consciente da enorme responsabilidade que me envolve, mas estou tranquilo pois sei que não estou só.

Comigo e com a nossa equipa, o poder autárquico, será, acima de tudo, uma vivência diariamente partilhada com todos!

Temos obra feita visível e reconhecida em todo o Concelho! Por todas as Freguesias há marcas novas de desenvolvimento!

A minha equipa, quer continuar a estar à altura dos compromissos que assumimos perante os Sabugalenses há 12 anos, há 8 anos e há 4 anos!

Caro amigo, Manuel Rito, permita-me que te diga! Temos trabalhado muito, mesmo muito, essencialmente na modernização e infra-estruturação do Concelho.

O Complexo do Pavilhão e Piscinas Municipais,

As entradas da Cidade do Sabugal,

Requalificação do Estádio Municipal,

Cerca de vinte redes água e saneamento entretanto instaladas, acompanhadas de novos arruamentos jardins, etc…

Museu e Auditório Municipal, este espaço multiusos e multicultural, onde nos encontramos!

Todas as parcerias desenvolvidas com as Juntas de Freguesia, Clubes, bombeiros, associações florestais, associações da agricultura e pecuária, associações culturais (Grupo de Teatro e Banda Filarmónica da Bendada, Grupos Etnográficos), Escolas, IPSS, Empresa Municipal, trabalho que não se vê , mas que é muito importante, porque aquece e alimenta a Alma do Nosso Concelho.

Grandes projectos temos em mãos, projectos que acredito irão criar riqueza, atractividade e fixar gente no Concelho:

Parque Termal do Cró

Parque de Campismo do Sabugal – O Côa Camping;

A ligação aos grandes eixos viários nacionais (A23)

A complementaridade das Infra-estruturas de Apoio ás Empresas ( Zona Rural Prioritária de Localização Empresarial do Alto do Espinhal, Centro de Negócios Transfronteiriço) para referir alguns.

Estes são projectos irreversíveis, que estão aí e que serão um grande desafio à nossa imaginação, que todos queremos potenciar, onde todos juntos devemos criar as sinergias necessárias para o seu sucesso, porque também passa por aí a tarefa de tornar o nosso concelho cada vez mais acolhedor, mais atractivo, mais desenvolvido, enfim um concelho onde nós e os nossos queremos viver e ser felizes.

Esta lista de candidatos à Câmara Municipal do Sabugal é uma lista que representa o que de melhor poderia propor para vir a gerir os destinos do nosso Concelho.

É uma lista que constitui um privilégio para quem a lidera, mas é acima de tudo uma grande aposta para continuar no rumo certo enfrentando os novos desafios do futuro num espírito de modernidade, competência, dedicação, humanismo e trabalho ao serviço das nossas populações

Estamos convictos que, estando mais próximos das pessoas, poderemos garantir para o Concelho do Sabugal progresso, visando sempre o desenvolvimento integrado, sustentado e global de todo o Concelho.

Estaremos atentos às mudanças que a nossa sociedade exige e garanto-vos que estamos preparados para lhe dar resposta.

Sempre estive e estarei cada vez mais presente,.

Conheço muito bem o Concelho, contacto de perto há já muitos anos com as pessoas e temos, para o Concelho, os nossos objectivos traçados no plano de acção que oportunamente, daremos a conhecer, em detalhe!

Deixo, no entanto alguns desafios para o próximo mandato, consciente de que a gestão da coisa pública obriga-nos a definir prioridades.

Não esqueçam, não se iludam! Quem tudo promete é porque não tem ideia de fazer nada, ou porque não pensa vir assumir responsabilidades, ou porque não conhece nada da gestão autárquica, das limitações, dos constrangimentos, da extrema necessidade de ponderação permanente para a decisão.

Eu tenho obrigação de saber fazer bem!


E saber fazer bem é:

1- Querer um concelho empreendedor


O empresário é aquele que cria emprego e que gera qualidade de vida com inovação e criatividade.

Ao querer apostar no Sabugal, cada investidor dinamiza a nossa terra, imprime uma onda de optimismo, ajuda o concelho a desenvolver-se e a superar dificuldades.

A aposta na valorização produtos e recursos locais ( pecuária, floresta,agro-alimentar,etc), através da dinamização de parcerias com os sectores;
E no apoio a projectos candidatados ( Pró Raia / outros eixos do Proder)

Infraestruturas de apoio às empresas e dinamismo empresarial;

O lançamento da Sabugal Invest – parceria que vou dinamizar com vista à captação, promoção e acompanhamento do Investimento privado no Concelho.

A Qualificação do espaço do Mercado e construção do pavilhão multiusos/parque de exposições;

O apoio a todos os projectos privados referenciados nas EEC do Vale do Côa , das Aldeias Históricas e do Termalismo (nomeadamente o Hotel Termal).

Instalação do Centro de Actividades e Indústrias Criativas, Empreendorismo Jovem

Quero dinamizar um”Programa de Apoio á Recuperação do Casario Tradicional” inserido nos núcleos antigos das aldeias.

Etc..


Saber Fazer Bem é:

2- Querer fomentar a Atractividade do Concelho


À nossa volta temos riqueza que não acaba.

Qualificação do Rio Côa:

Projecto de qualificação entre pontes, no Sabugal

A quinta pedagógica na colónia agrícola de Martim Rei

Quer Infraestruturar a envolvente à Barragem para a prática de desportos, para o Lazer e para o turismo;(projecto aprovado na EEC do Provere do Vale do Côa).

Quero que a construção do Parque de campismo Côa Camping num modelo de parceria público privada possa atrair gente e criar riqueza e emprego.

Instalar um parque temático, grande sonho que transportamos e que não deixaremos cair, projecto mobilizador e dinamizador de toda a actividade turística do Concelho.

Promover, apoiar as nossas tradições (nomeadamente a Capeia, criando condições de conforto e segurança no espectáculo);

Promover o marketing do concelho.

Desenvolver parcerias e formatar produtos e oferta turística.

Etc….


Saber Fazer Bem é

3- Querer um concelho preocupado com as pessoas e questões sociais


A conjuntura que se vive torna prioritária a intervenção politica orientada para as pessoas. Aliás, no meu ponto de vista, que sempre cultivei, as pessoas estão em primeiro lugar e o primeiro apoio público deve ser a elas, directamente, indo ao encontro das soluções para os seus problemas reais, independentemente da conjuntura.

É preciso que todos, Autarquias, IPSS e Voluntários, saibam unir esforços para identificar e resolver rapidamente problemas sociais.

Tenho a experiência do autarca que todos os dias lida directamente com as pessoas e com os seus problemas. Por isso uma das medidas do Eixo III do Proder, gerido pela PróRaia, da qual sou Vice Presidente, vai de encontro ao apoio de projectos da Economia Social e serviços de proximidade à população Rural.

Pretendo dinamizar uma “Parceria para a Saúde” com os Lares e Centros de Dia do Concelho e Unidade Local de Saúde da Guarda no sentido de facilitar o acesso à saúde no nosso Concelho. É uma área em que, comigo na Câmara vou apostar em colaboração directa e acção coordenada com o Centro de Saúde do Sabugal.

etc…


Saber Fazer Bem é:

4- Querer qualificar o ensino, a formação e a oferta cultural no Concelho.


O investimento em educação das crianças e jovens do nosso concelho é essencial para o desenvolvimento futuro.

As responsabilidades agora acrescidas dos municípios nesta área exigem uma perfeita articulação entre todos os agentes públicos e privados na área educativa.

A excelência do ensino no nosso concelho será uma preocupação efectiva.

Vou construir os centros educativos previstos na Carta Educativa aprovada (numa primeira fase e Centro Escolar do Sabugal e o Centro Escolar do Soito),

Apoiar a Escola Secundária, ajudando no desafio que desenvolve há 3 anos na consolidação do Ensino Profissional de nível III de dupla certificação;

Desenvolver o Projecto do Centro de Formação e Especialização Tecnologia em parceria com Escolas e entidades privadas.

Apoiar a Universidade Aberta já instalada e iniciar o projecto da Universidade Sénior, instrumento muito importante para a promoção da qualidade de vida dos nossos idosos e animação das excelente rede de IPSS.

Projecto da Casa da Música na Bendada;

Casa das Artes e Ofícios em Sortelha

Instalar um Centro de Arte Contemporânea no Sabugal,

Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes,

etc….


Saber Fazer Bem é:

5- Querer um concelho equilibrado

Desenvolver serviços em rede;

Concluir as redes de saneamento em falta

Fornecer serviços de qualidade no abastecimento de água, numa conjugação de esforços e de exigência de cumprimento de compromissos à Empresa águas do Zêzere e Côa;

Renovar e Executar novas acessibilidades em Zonas do Concelho carentes delas.

Disponibilizar melhores serviços e para todos. Quero apostar na universalidade concelhia dos serviços ( energia, água, saneamento, recolha selectiva de resíduos, telecomunicações,etc.)

Não acredito e não contem comigo para servir uns e outros não!
Sei que não é fácil, pelo dimensão do nosso concelho.

Mas já não acredito nem subscrevo respostas parciais. Quero um Concelho a progredir ao mesmo ritmo, não uns para trás e outros para a frente.

Quero um concelho em que as freguesias, os seus Presidentes, as suas Assembleias consigam ser solidários com as outras localidades, e entendam o progresso e desenvolvimento harmonioso.

Quero contar com o apoio de todos, especialmente dos Srs. Presidentes de Junta de Freguesia e Movimento Associativo para sempre num clima de abertura, de diálogo franco, podermos implementar as melhores estratégias de inovação e melhoria dos serviços.

Quero continuar a modernização dos serviços camarários, colocando-os sempre ao serviço dos munícipes e para isso conta com o profissionalismo e disponibilidade dos funcionários da autarquia.

Só assim vamos conseguir alcançar o desígnio dum concelho mais equilibrado!


Saber Fazer Bem é

6- Quero apostar nos Jovens e na Inovação


Aos Jovens do meu concelho, aos que aqui estão (saudação especial para a JSD Sabugal e seu Presidente Emanuel) e a todos aqueles com quem espero contactar em breve, quero assegurar que tudo faremos para que sintam e vivam o Sabugal com mais entusiasmo, aprofundando aqui as suas raízes e, criando e desenvolvendo os seus sonhos pessoais e profissionais.

Quero criar o Fórum Jovem, plataforma de debates temáticos e a partir daí, implementar aos melhores projectos, indo de encontra às suas expectativas. Contarei sempre com todos, todos os de boa vontade que comigo queiram colaborar.

A experiência ensinou-me que para ter êxito na vida, temos que trabalhar arduamente, e em simultâneo dominar 4 variáveis:

Optimismo;
Acção;
Paciência; e
Persistência.

É grande o nosso optimismo. Seremos determinados e persistentes na acção. E saberemos ser pacientes quando for preciso.

Durante a campanha eleitoral apresentar-vos-ei transcrição exaustiva do Plano de Acção e terei oportunidade de vos explicar todas as medidas propostas.

Peço-vos que transmitam aos vossos amigos, familiares que não puderam vir, a todos sem excepção, presentes e ausentes nos quatro cantos do mundo a mensagem de que contarei com todos sem excepção para o trabalho de promoção e desenvolvimento do nosso Concelho.

Compreenderam melhor o significado de ter escolhido para slogans, digo mensagens de campanha:

Sabugal, Concelho no rumo certo/ porque acredito e quero liderar esta caminhada e nele estou há 12 anos.

Saber fazer Bem, porque tenho essa obrigação, obrigação de saber o que os sabugalenses querem e a obrigação de errar menos, pela experiência acumulada;

Primeiro as pessoas, porque tendo a noção que as grandes obras são necessárias, estruturantes, obrigatórias para colocar o Sabugal no mapa, nunca podemos esquecer que o fim
último da nossa acção politica são as pessoas, para as quais devemos criar condições, dando qualidade de vida e humanizando o Concelho.

A todos os candidatos em geral, e aos Presidentes de Junta e Assembleias de Freguesia que se candidatam pela 1ª vez, em particular, deixo aqui o meu agradecimento público por terdes aceite o desafio.

Permitam-me a imodéstia, mas a candidatura destas mulheres e homens que hoje se apresentam ao eleitorado constitui um acto de alta dignidade humana, pois começam a carregar sobre os seus ombros o ónus das responsabilidades públicas.

Elevo a vossa capacidade cívica e altruísta!

São vocês todos a âncora da nossa grande vitória no dia 11 de Outubro próximo!

Como vos disse, caros amigos e companheiros, estou motivado e disponível para este desafio, que aceitei com coragem e com o coração, pelo amor que tenho ao nosso concelho, terra onde nasci e cresci e resido.

A formação e o exemplo que recebi dos meus pais, e ao longo da minha vida, ensinaram-me a ajudar e a respeitar todas as pessoas, apoiando sobretudo os mais carenciados e lutando por um modelo de sociedade onde o ser é mais importante do que o ter isto é, uma sociedade mais justa, mais humana e solidária, orientada por causas e por valores morais e sociais.


Viva o Concelho do Sabugal!


Sem comentários:

Enviar um comentário