quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ver Plano de Acção

VER PLANO DE ACÇÃO DE ANTÓNIO ROBALO - CLIQUE AQUI.

Jornal do Fundão entrevista António Robalo




1 - Que balanço faz dos últimos quatro anos no seu concelho?

António Robalo - Um mandato, presidido pelo meu amigo Manuel Rito, com quem colaborei, onde me empenhei e como tal sentindo-me co-responsável pelos êxitos e pelas acções menos conseguidas.

Quero, no entanto relevar o facto de passarmos 2 anos e tal á espera da definição e abertura do QREN, facto que provocou alguns constrangimentos e atrasos no arranque de projectos.

Continuamos a aguardar definição clara da estratégia para o problema do abastecimento de água e redes de saneamento.

Mesmo considerando todas estas condicionantes, conseguimos continuar o caminho traçado há 12 anos, implementando as estratégias definidas no Plano de Desenvolvimento Económico e Social aprovado em 2001: obras de qualificação do Concelho, dotando-o de equipamentos desportivos, culturais de qualidade, obras de saneamento e abastecimento público, melhoria dos serviços básicos á população e plataformas de apoio ao empresário e potencial investidor.

Lançámos grandes projectos estruturantes, necessários, diria obrigatórios como o Parque Termal do Cró, a ligação A23/Fronteira, o Parque de Campismo associado ao Parque Urbano da Cidade do Sabugal, etc…

O balanço positivo espero vê-lo reconhecido pelos Sabugalenses no próximo dia 11 de Outubro.

2 - O que se propõe fazer?

António Robalo - Elaborei um plano de acção realista, porque sei fazer a correspondência entre os projectos propostos e os recursos espectáveis do Município.

Esse plano aponta medidas concretas, que agrupei em seis eixos estratégicos, obviamente correlacionados entre si, a saber:

Um Concelho empreendedor
Um Concelho Atractivo
Um Concelho preocupado com as pessoas e questões sociais.
Um Concelho com ensino qualificado, formação e oferta cultural.
Um Concelho equilibrado.
Um Concelho jovem e inovador.

Não pretendendo ser exaustivo na apresentação, refiro entretanto alguns projectos e acções: O Parque Termal do Cró; o Centro de Arte Contemporânea do Sabugal; a Casa da Música na Bendada; os novos Centros Escolares; a instalação na Albufeira do Centro Náutico; o apoio à Instalação do Ofélia Clube na Malcata, projecto privado da Existence, SA,a Parceria para a Saúde (Município, Unidade Local de Saúde da Guarda e IPSS do Concelho), Apoio á rede de Unidades de Cuidados Continuados no Concelho; a Requalificação dos Centros Cívicos das Freguesias; a Ligação à A23; Rede viária intraconcelhia e Ligação á sede de Distrito melhorada significativamente. o Parque do Campismo/Parque Urbano do Sabugal em Parceria Público/Privada, a qualificação das margens do Côa, entre pontes, na cidade do Sabugal.; conclusão do abastecimento público de água e instalação da rede de saneamentos em falta, criação de mais espaços lúdicos nas margens do Côa; potenciar as nossas tradições (capeias) e gastronomia; animar as nossas aldeias (Sortelha); apoiar a recuperação dos Centros antigos do aglomerados; captar e apoiar investimento privado; promover como marcas o Rio Côa, a RN Malcata, exigir ao Poder Central serviços de qualidade nas áreas da sua responsabilidade directa, etc…

30/09/09

Spot Radiofónico









Jornal Nova Guarda entrevista António Robalo



P- Quais são os principais motivos que o levaram a candidatar-se?

R- O convite dirigido pelas estruturas do PSD, a incentivo dos amigos e família, o sentir de que tenho condições objectivas de conhecimentos e de competências que devo colocar ao serviço do meu Concelho, não deixando cair projectos aos quais estou ligado decorrente do trabalho e empenho diário demonstrado nos 12 anos de vereação neste concelho que sinto , que respiro e onde resido.

Ao longo dos últimos anos realizámos obras essenciais para o Concelho, desenvolvendo uma política de proximidade com as Pessoas e as Instituições, estabelecendo parcerias fortes com as Juntas de Freguesia, aumentando a sua capacidade de intervenção. O Concelho ganhou uma nova dinâmica, assumindo uma posição liderante na nossa Região. Sinto, no entanto, que há ainda muito trabalho para realizar, prosseguindo a implementação da nossa estratégia de desenvolvimento. Essa é a razão maior, porque sou candidato.

P- Quais considera serem as principais características diferenciadoras da sua candidatura face às restantes?

R- A resposta anterior é ela diferenciadora! O conhecimento do Concelho em toda a linha; o sentir as pessoas e saber o que esperam dum Presidente de Câmara; O conhecer as Associações, Instituições, as Colectividades; Compreender as Juntas de Freguesia ( fui Presidente da Junta de Freguesia de Ruvina, 3 mandatos); Conheço os desafios que se colocam aos municípios, em termos de Educação, Acção Social e Saúde; etc. Sinto o pulsar do Concelho noite e dia.

Quero continuar o trabalho de qualificação e modernização do Concelho. Porque sei que o Concelho está no rumo certo, sei que tenho os conhecimentos e a experiência necessária para saber fazer bem!


P- Na sua perspectiva quais são as principais necessidades do seu concelho?

R-
Um concelho como o nosso que tem sofrido imenso por não conseguir segurar e/ou atrair pessoas, debate-se desde logo com falta de dinâmicas que consigam inverter o ciclo. Compete-nos definir prioridades e direccionar clinicamente os investimentos públicos. É o que temos feito ao longo desde 12 anos nas equipas em que participei. Passada a fase infra estruturação básica do Concelho e construção de equipamentos públicos que a população aspirava, qualificámos significativamente as nossas aldeias, estamos numa fase de investimentos
estratégicos que depois de concluídos vão colocar o concelho noutro patamar e darão ao Sabugal um estatuto regional acrescido. Isto não nos pode impedir de trabalhar para as pessoas e com as pessoas! Áreas como a educação, acção social, a cultura, a saúde, os serviços de proximidade em tempos de depressão a todos os níveis devem ser cuidado e preocupação do Presidente de Câmara e comigo terão o adequado tratamento.


P- … E as medidas para as colmatar?

R-
Elaborei um plano de acção, que penso vir a concretizar, porque sei fazer a correspondência entre os projectos propostos e os recursos espectáveis do Município.

Esse plano aponta medidas concretas, que agrupei em seis eixos estratégicos, obviamente correlacionados entre si, a saber:

Um Concelho empreendedor
Um Concelho Atractivo
Um Concelho preocupado com as pessoas e questões sociais.
Um Concelho com ensino qualificado, formação e oferta cultural.
Um Concelho equilibrado.
Um Concelho jovem e inovador.

Penso que através da implementação das medidas versadas nestes eixos e que explicarei pormenorizadamente ao longo da minha campanha, posso inverter o ciclo de despovoamento continuado do Concelho.


P- Identifique um projecto marcante que espera vir a concretizar em cada uma das seguintes áreas: economia, cultura, desporto, acção social, saúde, urbanismo, acessibilidades, turismo, ambiente.

R-
Na área económica O Parque Termal do Cró;
Na cultura, o Centro de Arte Contemporânea do Sabugal;
No desporto, a instalação na Albufeira do Centro Náutico;
Na acção social, o apoio à Instalação do Ofélia Clube na Malcata, projecto privado da Existence, SA,
Na Saúde, a Parceria para a Saúde (Município, Unidade Local de Saúde da Guarda e IPSS do Concelho), Apoio á rede de Unidades de Cuidados Continuados no Concelho;
Na área do Urbanismo, a Requalificação dos Centros Cívicos das Freguesias;
Nas acessibilidades, a Ligação à A23; Rede viária intraconcelhia e Ligação á sede de Distrito melhorada significativamente.
No Turismo, referência especial para o Parque de Campismo em Parceria Público/Privada,
Na área do Ambiente, a qualificação das margens do Côa, entre pontes, na cidade do Sabugal.; conclusão do abastecimento público de água e instalação da rede de saneamentos em falta, criação de mais espaços lúdicos nas margens do Côa, sempre no respeito pelos valores ambientais.


P- No caso de ser vencedor do acto eleitoral como vai ser o relacionamento com a oposição?

R- Um relacionamento de respeito, colaboração, informação e de total abertura!


P- Considera a hipótese de lhe atribuir pelouros?

R -
Nunca tinha equacionado, mas dependerá também da disponibilidade para os receber!


P- Faça o balanço do mandato que agora termina.

R-
Um mandato, presidido pelo meu amigo Manuel Rito, com quem colaborei, onde me empenhei e como tal sentindo-me co-responsável pelos êxitos e pelas acções menos conseguidas.

Quero, no entanto relevar o facto de passarmos 2 anos e tal á espera da definição e abertura do QREN, facto que provocou alguns constrangimentos e atrasos no arranque de projectos.

Continuamos a aguardar definição clara da estratégia para o problema do abastecimento de água e redes de saneamento.

Mesmo considerando todas estas condicionantes, conseguimos continuar o caminho traçado há 12 anos, implementando as estratégias definidas no Plano de Desenvolvimento Económico e Social aprovado em 2001, no mandato presidido pelo Sr. Eng. António Morgado e do qual também fiz parte.

O balanço positivo espero vê-lo reconhecido pelos Sabugalenses no próximo dia 11 de Outubro.


P- Deixe uma mensagem para o eleitorado do seu concelho.

R-
Quero que compreendam a minha mensagem, acreditem em mim e possa ser assim merecedor do apoio dos sabugalenses, porque, Sabugal é Concelho no rumo certo;
Porque, Sei fazer Bem, tenho essa obrigação, obrigação de saber o que os sabugalenses querem e a obrigação de errar menos, pela experiência acumulada;
E Primeiro as pessoas, porque tendo a noção que as grandes obras são necessárias, estruturantes, obrigatórias para colocar o Sabugal no mapa, nunca podemos esquecer que o fim último da nossa acção politica são as pessoas, para as quais devemos criar condições, dando qualidade de vida e humanizando o Concelho.

28/09/09

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

AO SABUGAL


A extensa linha da Raia,
A flor da carqueja e da maia,
A beleza da Torga e da giesta
E os encerros em tempo de festa.
O povo ordeiro e folgazão,
As festas anuais e a tradição.
A pega do forcão no redondel,
A alta qualidade do mel,
A gastronomia e todas as iguarias.
A boa truta das águas frias,
O enchido e o fumeiro gostoso,
E o queijo de cabra cheiroso.
Os castanheiros de grande porte,
Que a Natureza nos deu por sorte,
Os prados verdes apetecíveis,
E as flores de tons indefiníveis.
O Côa das margens deleitosas,


Adornado de árvores frondosas,
Os vetustos castelos altaneiros,
Erguidos no topo dos outeiros.
As aldeias na sua pacatez,
Recordando os tempos de altivez.
As Termas de águas medicinais,
Que jorram de eternos mananciais,
O ar fresco e não poluído,
As vacas emitindo seu mugido.
As searas verdes na Primavera,
Ondas de ilusão e quimera,
Ou quando doiradas no Verão,
Se aprestam a dar-nos pão.
O silêncio e a paz dos montes,
A água fresca das fontes,
Aqui, na Malcata ao seu redor,
Tens a Natureza no seu melhor!

Ti Carlos do Soito


domingo, 20 de setembro de 2009

Discurso do Eng. António Robalo na Apresentação Pública dos Candidatos PSD Sabugal às Autárquicas 2009

Discurso Apresentação pública dos Candidatos

Dirijo-me,

1 – Ao Vice Presidente da Comissão Politica e Distrital do PSD, Prof. Pina Prata, que é candidato a Deputado da Nação nas listas do PSD pelo Circulo Eleitoral da Guarda e ao qual desejo um grande resultado nas eleições do dia 27 de Setembro; para si e para a Dra. Manuela Ferreira Leite. Quero que saiba que os Sabugalenses estão consigo e contarão consigo para nos ajudar a inverter este ciclo de depressão que as nossas terras têm sofrido ao longo destes anos apesar dos esforços de todos os que resistem e no dia a dia com o seu trabalho lutam para manter a chama viva.

2- Ao nosso mandatário concelhio das listas de candidatos, ilustre Dr. Luís Eduardo Canaveira Manso, que desde a primeira hora respondeu afirmativamente ao nosso pedido, pela total disponibilidade para ajudar a montar esta estrutura e pela confiança depositada em nós, mostrando mais uma vez, se dúvidas houvesse o seu bairrismo raiano. Acredite que lhe estamos muito gratos pela manifesta prova de amizade e de serviço ao Sabugal. Queremos contar sempre consigo;

3- Ao meu caro amigo e companheiro de trabalhos nos últimos 12 anos, Manuel Rito, quero agradecer o facto de ter aceite o convite para liderar a equipa de candidatos à Assembleia Municipal. Vamos continuar a trabalhar e contarei sempre com o teu apoio!

4- Saúdo todos os candidatos do PSD às Assembleias de Freguesia, todos os candidatos em listas Independentes que estão inequivocamente no mesmo barco, este barco enorme que é o Projecto de Concelho que queremos. Saúdo também os actuais Presidentes de Junta eleitos em Plenário quiseram associar-se a esta festa!

5 – Saúdo todos aqueles que por várias razões não se recandidatam a novos mandatos autárquicos, em especial actuais Presidentes de Junta, alguns aqui presentes. Quero agradecer-vos toda a colaboração e entreajuda ao longo destes anos. Espero contar sempre convosco. Contem sempre comigo!

6 – Olhando agora para vós caros amigos e companheiros, Sabugalenses de todos cantos e encantos do nosso Concelho agradeço do fundo do coração a presença de todos, todos os que enchem este auditório e todos aqueles que estão lá fora. Vocês e as nossas aldeias, vilas e cidade, são a razão de tudo isto! Quero que cada um se sinta como fazendo parte da minha equipa! Cada um de vós será mais um elemento desta nossa equipa de trabalho!

7- Caros Amigos e companheiros, sei que me vão desculpar, vão com certeza entender este momento, mas quero deixar uma nota muito especial à minha família aqui presente (meus pais, esposa,filhos, sobrinhos, etc.) e aos ausentes na emigração, aos meus conterrâneos da Ruvina, onde nasci e resido, a todos os meus colaboradores no Colégio do Soito, e a todo os funcionários da Câmara Municipal dos quais sempre senti o carinho e apreço que retribuo. Desculpai alguma falta
de atenção a que vos tenho votado nos últimos tempos, mas eu sei que vocês como grandes amigos que são compreendem!

8- Aceitei encabeçar a lista para a Câmara Municipal do Sabugal nas próximas eleições autárquicas e fi-lo porque não poderia deixar de responder aos apelos de inúmeros militantes, amigos e simpatizantes do PSD e de outros partidos e porque continuo com uma forte motivação e com ideias e projectos para o Sabugal.


Estou firmemente convencido de que sempre dei o melhor que tinha, que pude e que soube e que tratei toda a gente com educação numa postura de diálogo franco e soube ouvir e responder aos anseios das pessoas que são a razão de ser das autarquias locais.

Acredito na razão das causas e nos objectivos que me proponho defender e implementar e, acredito também nas mulheres e nos homens que vivem e trabalham no nosso concelho e que ajudarão a que o Sabugal seja, cada vez mais, um concelho próspero e dinâmico.

Candidato-me por convicção e por amor ao meu Concelho e por querer que o Sabugal se continue a afirmar a nível Regional, gozando de estatuto e afirmando-se pelas suas gentes, pela sua riqueza patrimonial, pela sua identidade, enfim pela sua grandeza.

O desafio é enorme, sobretudo nesta época de tempos difíceis como a que o mundo atravessa e, por isso, estou consciente da enorme responsabilidade que me envolve, mas estou tranquilo pois sei que não estou só.

Comigo e com a nossa equipa, o poder autárquico, será, acima de tudo, uma vivência diariamente partilhada com todos!

Temos obra feita visível e reconhecida em todo o Concelho! Por todas as Freguesias há marcas novas de desenvolvimento!

A minha equipa, quer continuar a estar à altura dos compromissos que assumimos perante os Sabugalenses há 12 anos, há 8 anos e há 4 anos!

Caro amigo, Manuel Rito, permita-me que te diga! Temos trabalhado muito, mesmo muito, essencialmente na modernização e infra-estruturação do Concelho.

O Complexo do Pavilhão e Piscinas Municipais,

As entradas da Cidade do Sabugal,

Requalificação do Estádio Municipal,

Cerca de vinte redes água e saneamento entretanto instaladas, acompanhadas de novos arruamentos jardins, etc…

Museu e Auditório Municipal, este espaço multiusos e multicultural, onde nos encontramos!

Todas as parcerias desenvolvidas com as Juntas de Freguesia, Clubes, bombeiros, associações florestais, associações da agricultura e pecuária, associações culturais (Grupo de Teatro e Banda Filarmónica da Bendada, Grupos Etnográficos), Escolas, IPSS, Empresa Municipal, trabalho que não se vê , mas que é muito importante, porque aquece e alimenta a Alma do Nosso Concelho.

Grandes projectos temos em mãos, projectos que acredito irão criar riqueza, atractividade e fixar gente no Concelho:

Parque Termal do Cró

Parque de Campismo do Sabugal – O Côa Camping;

A ligação aos grandes eixos viários nacionais (A23)

A complementaridade das Infra-estruturas de Apoio ás Empresas ( Zona Rural Prioritária de Localização Empresarial do Alto do Espinhal, Centro de Negócios Transfronteiriço) para referir alguns.

Estes são projectos irreversíveis, que estão aí e que serão um grande desafio à nossa imaginação, que todos queremos potenciar, onde todos juntos devemos criar as sinergias necessárias para o seu sucesso, porque também passa por aí a tarefa de tornar o nosso concelho cada vez mais acolhedor, mais atractivo, mais desenvolvido, enfim um concelho onde nós e os nossos queremos viver e ser felizes.

Esta lista de candidatos à Câmara Municipal do Sabugal é uma lista que representa o que de melhor poderia propor para vir a gerir os destinos do nosso Concelho.

É uma lista que constitui um privilégio para quem a lidera, mas é acima de tudo uma grande aposta para continuar no rumo certo enfrentando os novos desafios do futuro num espírito de modernidade, competência, dedicação, humanismo e trabalho ao serviço das nossas populações

Estamos convictos que, estando mais próximos das pessoas, poderemos garantir para o Concelho do Sabugal progresso, visando sempre o desenvolvimento integrado, sustentado e global de todo o Concelho.

Estaremos atentos às mudanças que a nossa sociedade exige e garanto-vos que estamos preparados para lhe dar resposta.

Sempre estive e estarei cada vez mais presente,.

Conheço muito bem o Concelho, contacto de perto há já muitos anos com as pessoas e temos, para o Concelho, os nossos objectivos traçados no plano de acção que oportunamente, daremos a conhecer, em detalhe!

Deixo, no entanto alguns desafios para o próximo mandato, consciente de que a gestão da coisa pública obriga-nos a definir prioridades.

Não esqueçam, não se iludam! Quem tudo promete é porque não tem ideia de fazer nada, ou porque não pensa vir assumir responsabilidades, ou porque não conhece nada da gestão autárquica, das limitações, dos constrangimentos, da extrema necessidade de ponderação permanente para a decisão.

Eu tenho obrigação de saber fazer bem!


E saber fazer bem é:

1- Querer um concelho empreendedor


O empresário é aquele que cria emprego e que gera qualidade de vida com inovação e criatividade.

Ao querer apostar no Sabugal, cada investidor dinamiza a nossa terra, imprime uma onda de optimismo, ajuda o concelho a desenvolver-se e a superar dificuldades.

A aposta na valorização produtos e recursos locais ( pecuária, floresta,agro-alimentar,etc), através da dinamização de parcerias com os sectores;
E no apoio a projectos candidatados ( Pró Raia / outros eixos do Proder)

Infraestruturas de apoio às empresas e dinamismo empresarial;

O lançamento da Sabugal Invest – parceria que vou dinamizar com vista à captação, promoção e acompanhamento do Investimento privado no Concelho.

A Qualificação do espaço do Mercado e construção do pavilhão multiusos/parque de exposições;

O apoio a todos os projectos privados referenciados nas EEC do Vale do Côa , das Aldeias Históricas e do Termalismo (nomeadamente o Hotel Termal).

Instalação do Centro de Actividades e Indústrias Criativas, Empreendorismo Jovem

Quero dinamizar um”Programa de Apoio á Recuperação do Casario Tradicional” inserido nos núcleos antigos das aldeias.

Etc..


Saber Fazer Bem é:

2- Querer fomentar a Atractividade do Concelho


À nossa volta temos riqueza que não acaba.

Qualificação do Rio Côa:

Projecto de qualificação entre pontes, no Sabugal

A quinta pedagógica na colónia agrícola de Martim Rei

Quer Infraestruturar a envolvente à Barragem para a prática de desportos, para o Lazer e para o turismo;(projecto aprovado na EEC do Provere do Vale do Côa).

Quero que a construção do Parque de campismo Côa Camping num modelo de parceria público privada possa atrair gente e criar riqueza e emprego.

Instalar um parque temático, grande sonho que transportamos e que não deixaremos cair, projecto mobilizador e dinamizador de toda a actividade turística do Concelho.

Promover, apoiar as nossas tradições (nomeadamente a Capeia, criando condições de conforto e segurança no espectáculo);

Promover o marketing do concelho.

Desenvolver parcerias e formatar produtos e oferta turística.

Etc….


Saber Fazer Bem é

3- Querer um concelho preocupado com as pessoas e questões sociais


A conjuntura que se vive torna prioritária a intervenção politica orientada para as pessoas. Aliás, no meu ponto de vista, que sempre cultivei, as pessoas estão em primeiro lugar e o primeiro apoio público deve ser a elas, directamente, indo ao encontro das soluções para os seus problemas reais, independentemente da conjuntura.

É preciso que todos, Autarquias, IPSS e Voluntários, saibam unir esforços para identificar e resolver rapidamente problemas sociais.

Tenho a experiência do autarca que todos os dias lida directamente com as pessoas e com os seus problemas. Por isso uma das medidas do Eixo III do Proder, gerido pela PróRaia, da qual sou Vice Presidente, vai de encontro ao apoio de projectos da Economia Social e serviços de proximidade à população Rural.

Pretendo dinamizar uma “Parceria para a Saúde” com os Lares e Centros de Dia do Concelho e Unidade Local de Saúde da Guarda no sentido de facilitar o acesso à saúde no nosso Concelho. É uma área em que, comigo na Câmara vou apostar em colaboração directa e acção coordenada com o Centro de Saúde do Sabugal.

etc…


Saber Fazer Bem é:

4- Querer qualificar o ensino, a formação e a oferta cultural no Concelho.


O investimento em educação das crianças e jovens do nosso concelho é essencial para o desenvolvimento futuro.

As responsabilidades agora acrescidas dos municípios nesta área exigem uma perfeita articulação entre todos os agentes públicos e privados na área educativa.

A excelência do ensino no nosso concelho será uma preocupação efectiva.

Vou construir os centros educativos previstos na Carta Educativa aprovada (numa primeira fase e Centro Escolar do Sabugal e o Centro Escolar do Soito),

Apoiar a Escola Secundária, ajudando no desafio que desenvolve há 3 anos na consolidação do Ensino Profissional de nível III de dupla certificação;

Desenvolver o Projecto do Centro de Formação e Especialização Tecnologia em parceria com Escolas e entidades privadas.

Apoiar a Universidade Aberta já instalada e iniciar o projecto da Universidade Sénior, instrumento muito importante para a promoção da qualidade de vida dos nossos idosos e animação das excelente rede de IPSS.

Projecto da Casa da Música na Bendada;

Casa das Artes e Ofícios em Sortelha

Instalar um Centro de Arte Contemporânea no Sabugal,

Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes,

etc….


Saber Fazer Bem é:

5- Querer um concelho equilibrado

Desenvolver serviços em rede;

Concluir as redes de saneamento em falta

Fornecer serviços de qualidade no abastecimento de água, numa conjugação de esforços e de exigência de cumprimento de compromissos à Empresa águas do Zêzere e Côa;

Renovar e Executar novas acessibilidades em Zonas do Concelho carentes delas.

Disponibilizar melhores serviços e para todos. Quero apostar na universalidade concelhia dos serviços ( energia, água, saneamento, recolha selectiva de resíduos, telecomunicações,etc.)

Não acredito e não contem comigo para servir uns e outros não!
Sei que não é fácil, pelo dimensão do nosso concelho.

Mas já não acredito nem subscrevo respostas parciais. Quero um Concelho a progredir ao mesmo ritmo, não uns para trás e outros para a frente.

Quero um concelho em que as freguesias, os seus Presidentes, as suas Assembleias consigam ser solidários com as outras localidades, e entendam o progresso e desenvolvimento harmonioso.

Quero contar com o apoio de todos, especialmente dos Srs. Presidentes de Junta de Freguesia e Movimento Associativo para sempre num clima de abertura, de diálogo franco, podermos implementar as melhores estratégias de inovação e melhoria dos serviços.

Quero continuar a modernização dos serviços camarários, colocando-os sempre ao serviço dos munícipes e para isso conta com o profissionalismo e disponibilidade dos funcionários da autarquia.

Só assim vamos conseguir alcançar o desígnio dum concelho mais equilibrado!


Saber Fazer Bem é

6- Quero apostar nos Jovens e na Inovação


Aos Jovens do meu concelho, aos que aqui estão (saudação especial para a JSD Sabugal e seu Presidente Emanuel) e a todos aqueles com quem espero contactar em breve, quero assegurar que tudo faremos para que sintam e vivam o Sabugal com mais entusiasmo, aprofundando aqui as suas raízes e, criando e desenvolvendo os seus sonhos pessoais e profissionais.

Quero criar o Fórum Jovem, plataforma de debates temáticos e a partir daí, implementar aos melhores projectos, indo de encontra às suas expectativas. Contarei sempre com todos, todos os de boa vontade que comigo queiram colaborar.

A experiência ensinou-me que para ter êxito na vida, temos que trabalhar arduamente, e em simultâneo dominar 4 variáveis:

Optimismo;
Acção;
Paciência; e
Persistência.

É grande o nosso optimismo. Seremos determinados e persistentes na acção. E saberemos ser pacientes quando for preciso.

Durante a campanha eleitoral apresentar-vos-ei transcrição exaustiva do Plano de Acção e terei oportunidade de vos explicar todas as medidas propostas.

Peço-vos que transmitam aos vossos amigos, familiares que não puderam vir, a todos sem excepção, presentes e ausentes nos quatro cantos do mundo a mensagem de que contarei com todos sem excepção para o trabalho de promoção e desenvolvimento do nosso Concelho.

Compreenderam melhor o significado de ter escolhido para slogans, digo mensagens de campanha:

Sabugal, Concelho no rumo certo/ porque acredito e quero liderar esta caminhada e nele estou há 12 anos.

Saber fazer Bem, porque tenho essa obrigação, obrigação de saber o que os sabugalenses querem e a obrigação de errar menos, pela experiência acumulada;

Primeiro as pessoas, porque tendo a noção que as grandes obras são necessárias, estruturantes, obrigatórias para colocar o Sabugal no mapa, nunca podemos esquecer que o fim
último da nossa acção politica são as pessoas, para as quais devemos criar condições, dando qualidade de vida e humanizando o Concelho.

A todos os candidatos em geral, e aos Presidentes de Junta e Assembleias de Freguesia que se candidatam pela 1ª vez, em particular, deixo aqui o meu agradecimento público por terdes aceite o desafio.

Permitam-me a imodéstia, mas a candidatura destas mulheres e homens que hoje se apresentam ao eleitorado constitui um acto de alta dignidade humana, pois começam a carregar sobre os seus ombros o ónus das responsabilidades públicas.

Elevo a vossa capacidade cívica e altruísta!

São vocês todos a âncora da nossa grande vitória no dia 11 de Outubro próximo!

Como vos disse, caros amigos e companheiros, estou motivado e disponível para este desafio, que aceitei com coragem e com o coração, pelo amor que tenho ao nosso concelho, terra onde nasci e cresci e resido.

A formação e o exemplo que recebi dos meus pais, e ao longo da minha vida, ensinaram-me a ajudar e a respeitar todas as pessoas, apoiando sobretudo os mais carenciados e lutando por um modelo de sociedade onde o ser é mais importante do que o ter isto é, uma sociedade mais justa, mais humana e solidária, orientada por causas e por valores morais e sociais.


Viva o Concelho do Sabugal!


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

António Robalo conversa com Cavaco Silva




António Robalo à conversa com o Sr. Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, transmitindo-lhe as preocupações decorrentes dos incêndios e do estado de despovoamento e abandono do mundo rural, em particular do Sabugal, bem como dos esforços e projectos locais para inverter o ciclo.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

domingo, 6 de setembro de 2009

PRESS ROOM

Pré-visualizar
20 de Setembro de 2009
Auditório Municipal

A candidatura do Partido Social Democrata aos órgãos autárquicos do Sabugal nas eleições de 11 de Outubro de 2009 vem convidar V. Exa. para a cerimónia de apresentação pública dos candidatos à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia.

A apresentação decorrerá pelas 17h30 do próximo domingo, dia 20 de Setembro, no Auditório Municipal do Sabugal. Trata-se de um acto de particular importância para os Sabugalenses, pelo que será, para nós, um prazer podermos contar com a sua presença.

Saber fazer bem!

sábado, 5 de setembro de 2009

Candiatos do PSD aprovam compromisso para as Autarquias Locais

A aposta no desenvolvimento sustentado, na descentralização e no combate à pobreza e à exclusão social são princípios que integram o Compromisso Social-Democrata para as Autarquias Locais, subscrito hoje em Coimbra.
O compromisso, proclamado na Convenção Nacional Autárquica do PSD como "um quadro de princípios que vincula o partido e os seus eleitos", defende ainda a revisão da lei eleitoral para as autarquias locais para garantir a sua governabilidade.
"A lei eleitoral para as autarquias locais deve ser revista no sentido de garantir que quem ganhar eleições possa cumprir, com estabilidade, o programa sufragado pelos eleitores", lê-se no documento, apresentado por Rui Rio, vice-presidente do PSD e presidente da Câmara do Porto.
A aposta nas novas tecnologias para garantir informação aos cidadãos e a melhoria da produtividade e qualidade dos serviços da administração local são outros princípios com que os candidatos social-democratas se comprometem.
Encerrada pela presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, a convenção juntou hoje em Coimbra vários candidatos social-democratas, como Rui Rio (Porto), Carlos Encarnação (Coimbra), Castro Almeida (coordenador autárquico do partido e candidato à Câmara de São João da Madeira), Manuel Frexes (presidente dos Autarcas Social-Democratas e candidato no Fundão) e Isabel Damasceno (vice-presidente da Associação Nacional de Municípios e candidata em Leiria).
"A legislatura que está a terminar ficou marcada por um forte ataque do governo ao poder local. Foi visível que este governo suporta mal o poder local, de resto como suporta mal tudo o que não possa controlar ou manipular a seu bel-prazer", acusou Manuela Ferreira Leite no seu discurso.
Críticas ao governo, à aplicação do Quadro de Referência Estratégico Nacional e à Lei das Finanças Locais foram ouvidas durante a convenção, em que Pedro Santana Lopes (candidato do PSD à Câmara de Lisboa) acabou por não comparecer.
Segundo o presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, o governo socialista "dividiu, perseguiu, estigmatizou, castigou os portugueses".
"O governo com o qual nós convivemos durante estes últimos quatro anos demonstrou falta de sentido de Estado e tratou de modo diferente municípios de orientação maioritária diversa. O governo protegeu objectivamente uns e prejudicou outros ostensivamente. O governo não teve grandeza. O governo reduziu o país ao Largo do Rato", acusou o autarca e candidato à Câmara de Coimbra.

AGENDA